top of page

Portal de Periódicos Udesc no YouTube: compartilhar conhecimento vale a pena!

https://doi.org/10.6084/m9.figshare.16577921

Marcela Reinhardt de Souza

Marcela Reinhardt de Souza

https://orcid.org/0000-0003-4870-5563

Membro da Rede Tulipa desde 2019.

Bibliotecária da Udesc


Tudo começou com a necessidade de capacitar as equipes editoriais da Udesc para a migração de versão do Open Journal System (OJS), da versão 2 para a versão 3. Enquanto isso, a Biblioteca Universitária da Udesc fortalecia seu canal do Youtube com diversas capacitações online e tutoriais.


Então, o Portal de Periódicos Udesc passou a utilizar essa ferramenta e criou uma playlist dentro do canal da Biblioteca Universitária. A ideia desse projeto é compartilhar informações que possam auxiliar não apenas as equipes editoriais da Udesc, mas qualquer pessoa de qualquer região do Brasil.


O projeto iniciou com duas capacitações sobre OJS 3. A primeira capacitação teve como foco o gerenciamento do fluxo editorial e abordou os seguintes conteúdos: sobre OJS, interfaces do leitor e editorial; papéis; algumas novidades; submissão de manuscritos; recebimento de submissões; condução da avaliação por pares; decisão editorial; editoração e diagramação e configuração de edição.


A segunda capacitação deu ênfase para as configurações no OJS 3 e seus principais conteúdos foram: como fazer as configurações da revista, do website, do fluxo de trabalho e de distribuição e exemplos de ferramentas disponíveis.


Até o momento, há também uma terceira capacitação na playlist com o tema “Direitos autorais e licenças Creative Commons para editores de periódicos científicos”, a qual foi ministrada por Enrique Muriel-Torrado (Professor da UFSC), Anderson Mendes e Marcela Reinhardt de Souza (servidores da Udesc) e abordou os conteúdos direitos autorais, periódicos científicos, licenças Creative Commons e apresentou um relato de experiência com o uso do iThenticate na Udesc.



Ao todo, as três capacitações já tiveram mais de 4 mil visualizações e mais de 250 likes no Youtube e o material didático utilizado foi disponibilizado na descrição dos vídeos.


Além das capacitações, a playlist também disponibiliza tutoriais que abordam temas como: submissão de artigos no OJS 3, fluxo editorial de um periódico científico, edição de palavras-chave no OJS 3, exemplos de licenças Creative Commons, entre outros.


Figura 1 – Playlist do Portal de Periódicos Udesc

Fonte: Youtube Biblioteca Universitária Udesc


Um desafio para manter em atualização esses tutoriais é a disponibilidade da equipe, o que não parece novidade não é mesmo? Afinal, estamos todos com tanta sobrecarga de trabalho que alguns projetos são mais lentos do que o esperado.


Percebe-se um saldo positivo a partir da divulgação desses vídeos. O Portal de Periódicos da Udesc passou a ser procurado por periódicos e portais de diversas instituições do país para auxiliar com o uso do OJS 3 e também com o processo de migração de versão. Além da visibilidade, contribuir com outros colegas dá aquela sensação de que o nosso trabalho vale a pena e deve continuar!

Acesse o YouTube aqui Mais dúvidas? Sugestões? Críticas? https://redetulipa.wixsite.com/novo/

Revisão e edição: Lúcia da Silveira

108 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page