Criação, missão
e nossa história

A Rede Brasileira de Portais de Periódicos (Rede Tulipa) nasceu em 04 de maio de 2018, no I Encontro Nacional de Portais de Periódicos, realizado em Florianópolis, Santa Catarina. A agenda temática desse grupo é a melhoria de qualidade de periódicos científicos nacionais e de acesso aberto por meio do enriquecimento da comunidade e na colaboração entre seus pares.

Em 2018, a Rede Tulipa reuniu, por adesão, cerca de 60 representantes de Portais de Periódicos de diferentes universidades e institutos do Brasil.

 

A primeira iniciativa da Rede foi a analise do e edital do CNPq e CAPES o qual era contraditório com necessidades dos editores. Foi encaminhado a esses dois órgãos de fomento um documento assinado por mais de 80 editores, bibliotecários docentes afiliados a diferentes instituição de ensino superior públicas. 

O II Encontro Nacional de Portais de Periódicos foi organizado pela Unicamp e ocorreu em Campinas em 2019. O evento reuniu editores, bibliotecários e representantes de portais do Brasil e Argentina, contou com programação diversificada para ambos os públicos em especial oficinas direcionada a implementação de portais. 

 

Em 2018-2020 acompanhamos e participamos do movimento da comunidade científica para discutir a proposta do novo Qualis Capes, promovendo em parceria com várias instituições brasileiras a Roda de conversas: Novos rumos para o Qualis?